sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Tenthecoris bicolor

Ago 31, 2009 02:14
Pra quem ainda não conhece, esse bichinho das fotos é o Tenthecoris bicolor, que é altamente maléfico as orquídeas.
São insetos sugadores que provocam grandes lesões irreparáveis nas folhas e bulbos, muitas vezes enfraquecendo a planta e levando-a a morte.
Aproveitam também as folhas para depositar seus ovos, acarretando no desenvolvimento de grandes colônias de insetos em muito pouco tempo.

Combate e prevenção.
Utilize inseticidas sistêmicos ou de ação prolongada bem como repelentes como o óleo de nin (neem), se o ataque já estiver ocorrendo utilize inseticida de contato para acabar com os insetos adultos e reaplique em intervalos de 7 dias para acabar com os ovos que forem eclodindo.

Para um combate efetivo dessa praga é essencial um orquidário totalmente fechado com a tela de sombreamento, evitando que esses insetos entrem voando até suas plantas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

2 comentários:

  1. Amo orquídeas e algumas delas estão com esse sintoma de manchas, fiquei muito feliz quando vi atraves do orkut esta matéria,muito obrigado, uma amadora feliz.

    ResponderExcluir
  2. Esses bichinhos tambem conhecidos popularmente como flamenguistas, por causa da cor eu uso para exterminalos inseticidas a base de água como por ex.sbp

    ResponderExcluir