sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Diabrotica sp.

Nova Mensagempor wolf em Quinta Jan 14, 2010 03:22
Olá.

Seguem fotos de mais uma praga que ataca nossas orquídeas.

Esse besouro é conhecido como brasileirinho ou vaquinha, dependendo da região do País.
Possui coloração verde e amarelas, motivo pelo qual também é conhecida como ‘patriota’. 
Seu nome científico é Diabrotica, deveria ser "Diabólica" :roll: :lol: pois é uma praga de diversas plantações em toda a América Central e do Sul.
A fase larval do inseto é subterrânea sendo que se alimenta principalmente de raízes de diversas espécies. O inseto adulto alimenta-se de partes vegetativas e pólen de flores, causando grande destruição quando em alta densidade. Além do dano direto, a vaquinha é vetor de doenças viróticas e bacterianas.
O ciclo leva aproximadamente um mês para completar-se, sendo que cada fêmea pode colocar até mais de 2000 ovos, podendo, dessa forma, atingir grande população em pouco tempo caso não seja detectada precocemente.
Existe, no entanto, feromônios sexuais que atraem os machos para armadilhas feitas de garrafas pet contendo água e detergente. Como inimigos naturais a vaquinha possui os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, que infectam naturalmente larvas e adultos de D. speciosa no campo, e a mosca Celatoria bosqi que parasita essa praga. Aranhas e algumas espécies de formigas também são inimigos naturais.
Porém, algumas espécies do gênero Diabrotica, ao consumirem partes de plantas cucurbitáceas, não são parasitadas pelo fato de ingerirem uma substância chamada curcubitacina, que é tóxica a alguns inimigos naturais.

Prevenção e Combate.

Como este inseto só ataca as flores da orquídea, normalmente só é identificado após o seu ataque, o que pode ser tarde em alguns casos.
O ideal é a aplicação de pequenas doses de inseticida em intervalos de 15 dias, ou repelentes como por exemplo o óleio de Neen.
Outra alternativa é recolher e proteger as plantas em botão, prevenindo ataques destes e outras pragas.

Abaixo umas das espécies de Diabrotica atacando uma Cattleya tigrina, está da imagem, uma Diabrotica undecimpuntacta, que possui coloração amarela com pintas escuras, diferente da Diabrotica speciosa que é mais comum nas coleções.

Imagem

Abaixo duas espécies de Diabrotica atacando uma mesma planta, Diabroticaundecimpuntacta a frente, e a Diabrotica speciosa mais ao fundo, que possui coloração verde com seis pintas amarelas.

Imagem

Abaixo imagem do estrago feito por essa praga.

Imagem

Um comentário: