segunda-feira, 6 de junho de 2011

A semeadura In-Vitro

A semeadura In-Vitro, consiste em um processo longo e um pouco trabalhoso. Para simplificar um pouco mais esse assunto, separei a semeadura nas seguintes etapas:
- Preparo da cultura.
- Esterilização das sementes.
- Semeadura.
- Cuidados pós-semeadura.
Preparo da cultura
Ingredientes:
- 2 tomates grandes maduros muito bem lavados. Se for orgânico, melhor ainda.
- 1 rodela de abacaxi
- 1 banana prata madura
- 1 litro de água.
- 1 comprimido de Benerva (pode triturar e depois adicionar à mistura) ou 15 gotas de Beneroc.

Modo de Preparo – primeira parte
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que tudo esteja bem triturado. Leve ao fogo baixo para cozinhar os ingredientes. Quando começar a ferver, desligue e faça uma filtragem (filtro melita ou pano de prato) para obter 750 ml desta solução.
Deixe esfriar totalmente.
Ingredientes:
-250 ml de água de coco
-2 g de Carvão ativado em pó
-2 colheres de maizena ( em média), ou 10 gramas de ágar.
Modo de preparo – segunda parte:
Adicione os ingredientes à solução anterior (lembrando que a solução deve estar fria). Mexa até dissolver tudo (com cuidado para que a maizena ou ágar não embole) e leve ao fogo novamente até que comece a levantar fervura .
Despeje a solução imediatamente nos frascos, de forma que fique com altura de 1,5 a 2 cm.
Com os frascos já tampados, coloque um pano de prato dentro de uma panela de pressão grande (10, 15 ou 20 litros), arrume os vidros dentro dela e coloque água até uma altura que atinja o meio dos vidros. Feche a panela e leve ao fogo, a partir do momento em que abrir pressão, espere de 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar ainda com os vidros em seu interior.
No dia seguinte, abra a panela e faça a semeadura usando de preferência a capela de vidro.
Esterilização das sementes
Ingredientes:
-Água sanitária
-Água filtrada
-Sementes
-Palito de Dentes

Modo de Preparo:
Em um copo comum (250ml), coloque uma colher de sopa de água sanitária e em seguida adicione água filtrada até aproximadamente o meio do copo.
Com as sementes nesta solução, mexa por alguns segundos (aproveite para esterilizar o palito), em seguida escorra esta solução em um filtro de papel (de coar café). As sementes ficarão retidas no filtro, então enxague em água filtrada por 4 segundos.
Depois desse processo, as sementes já estarão prontas para a semeadura.
Semeadura
Com o palito de dentes, pegue algumas sementes que ficaram retidas no filtro. Em seguida abra o vidro o mínimo possível e bata o palito na borda do vidro para que as sementes caiam lá dentro.
Dando continuidade à semeadura, feche o pote, e em seguida faça movimentos giratórios lentos para que as sementes se espalhem no meio de cultura.
Cuidados pós semeadura
Coloque os vidros em um local cuja a luminosidade não passe de 40% (durante 30 dias). Não mexa nos vidros, apenas olhe de três em três dias observando se não houve contaminação. Se não houver contaminação, em 90 dias surgirão os primeiros pontinhos verdes, mostrando que a semeadura foi um sucesso!

3 comentários: